A COR E NOMENCLATURA DOS ESPUMANTES

Assim como nos vinhos tranquilos, a cor dos espumantes vai variar de acordo com a cor da casca das uvas utilizadas e o método de elaboração.
O mais comum no mercado é encontrarmos espumantes brancos. Isso pode significar tanto que eles foram feitos a partir de uvas brancas quanto de tinta ( só que nesse caso, na elaboração do vinho base, as cascas escuras foram dispensadas imediatamente).Quando um vinho ou espumante é feito apenas com uvas brancas, há um termo francês que o classifica como Blanc de Blanc. Caso seja um branco feito apenas com uvas tintas, é chamado de Blanc de Noir.
Outra cor cada vez mais presente no mercado é o rosado ou rosé. O tom é obtido pelo contato breve entre as cascas de uvas tintas e o suco da uva durante a produção do vinho base.
Os espumantes tintos são mais difíceis de encontrar, mas existem. Também conhecidos como espumantes Rouge, tiveram um período mais longo de contato entre cascas tintas e o líquido que gerou o vinho base.

DIFERENÇA DE AÇÚCAR

Os espumantes também são divididos em categorias conforme a quantidade de açúcar por litro de vinho.
No entanto, os padrões usados para classificar os produtos são diferentes dos aplicados aos vinhos tranquilos. Também há uma diferença na forma como o açúcar chegou à garrafa. Seja pelo método Charmat ou Tradicional, quando o espumante termina a segunda fermentação, ele está pronto para receber a rolha e ir para o mercado. Nesta altura do processo, geralmente as leveduras já consumiram todo o açúcar que havia na bebida e o transformaram em álcool e anidrido carbônico. Mas antes de ser aplicada a cortiça, é acrescentada ao líquido uma mistura chamada licor de expedição.
Dependendo da quantidade de açúcar presente nessa composição (ou sua ausência), o espumante será enquadrado em uma das classificações a seguir.

Tipo Quantidade de açúcar por litro
Nature Até 3 g/L
ExtraBrut De 3 g/L a 8 g/L
Brut De 8 g/L a 15 g/L
Sèc/Seco De 15 g/L a 20 g/L
Demi-sèc/Meio Seco-Meio Doce De 20 g/L a 60 g/L
Doce Superior a 60 g/L

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *