ARMAZENAMENTO DOS VINHOS

A essencial postura é a de saber armazenar bem esse precioso produto. Veja nas dicas a seguir como manter uma adega corretamente climatizada.
Essa bebida gosta da escuridão: Sempre armazene em local escuro ao abrigo total de luz. Isso faz com que o aroma e o sabor da bebida nunca se percam. Você pode envolver as garrafas em um pano escuro ou abrigá-las em uma caixa.
Deitado se descansa melhor : As garrafas devem ficar na horizontal, isso permite que as rolhas estejam sempre úmidas, o que impede a entrada de ar na garrafa e não deixa o líquido oxidar, A oxidação pode alterar a cor e o aroma da bebida.
Cuidado para não cheirar mal: O local de armazenamento das garrafas deve estar bem distante de outros produtos. Isso porque o vinho “respira”, e se estiver próximo de produtos de odores fortes, isso pode penetrar na rolha e contaminar a bebida.
Bom clima, excelentes produtos: A temperatura deve estar sempre abaixo de 24ºC e acima de 12ºC. Temperaturas muito baixas retardam o processo de envelhecimento do vinho. Já uma temperatura muito alta força o líquido contra a rolha, fazendo com que o oxigênio penetre no interior da garrafa e estrague o produto. O ideal é manter sempre os 12ºC.
Oscilações não são bem-vindas: Há também outra informação importante referente à temperatura do local. Ela deve er constante,qualquer mudança deve ser feita gradualmente. Temperatura não deve variar mais que 1,6ºC em um dia e mais que 2,7ºC em um ano. As mudanças constantes na temperatura podem provocar um envelhecimento prematura no vinho.
Quanto mais intacto melhor: Outra dica essencial é na forma de armazenar o vinho .Organize as garrafas de uma maneira que quando for pegar uma garrafa não haja movimento nas demais. Qualquer vibração constante de tráfego pesado,motores,eletrodomésticos que causam vibração,por exemplo,podem causar a alteração e consequente deterioração do vinho.
Perfeição nos detalhes faz a diferença: A umidade do local deve estar sempre em torno de 70%. Umidade acima dessa marca pode estimular o aparecimento de mofo e fazer com que as etiquetas se soltem da garrafa. A umidade em 70% evita o ressecamento da rolha e a evaporação do vinho.
Bom e nem tão velho assim: A ideia de que o vinho deve ficar conservado por muito tempo não serve para todos os tipos de vinho, alguns, principalmente os menos estruturados, não melhoram com o tempo. Então, o tempo de armazenamento para os tintos é de cerca de 2 a 10 anos. Já os brancos podem ficar armazenados, em sua maioria, por 2 ou 3 anos.

Com essas informações já é possível trazer à mesa um vinho de excelente qualidade !

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *