Cartilhas para download sobre espumantes, suco de uva e vinhos

Aumente seu conhecimento sobre o setor vinícola do país com as três cartilhas sobre espumantes, suco de uva e vinhos que o Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho, disponibilizou para download. Os títulos “Nem Tudo o que Fermenta é Vinho”, “Nem Tudo que Borbulha é Espumante” e “Nem tudo que tem Uva é Suco” compõem a tríade de obras desenvolvidas para disseminar os conceitos básicos sobres estes produtos.

De autoria da assessora jurídica do Ibravin, Kelly Lissandra Bruch, os materiais estão disponíveis no site (www.ibravin.org.br), na seção Serviços, no link Downloads. Todos têm linguagem acessível, são ricos em imagens e ilustrações para facilitar o entendimento do leitor. “A ideia foi elaborar um material simples, divertido e descomplicado para que o consumidor possa chegar no mercado e ter uma noção básica sobre o produto que levará para casa”, explica Kelly.

O primeiro título, “Nem Tudo o que Fermenta Vira Vinho”, contém informações sobre o que é o produto, as diferenças entre vinho seco e suave, tinto, branco e rosado e informações sucintas de como são elaborados os mais diversos tipos da bebida. A cartilha ainda mostra os itens que são obrigatórios constar no rótulo e contrarrótulo. Informações sobre frisantes, leves, espumantes, gaseificados, licorosos e sobre as diferenças em relação a outras bebidas alcoólicas fermentadas também integram a cartilha.

A cartilha “Nem Tudo que Borbulha é Espumante” traz informações que vão desde os métodos de elaboração (tradicional e o charmat) até as diferenças entre as classificações Brut, Sec e Demi-Sec. O conteúdo ainda aborda sobre as diferentes variedades de espumantes, assim como as singularidades de produtos que podem equivocadamente ser associados à bebida como o filtrado doce e a sidra, por exemplo.

No material “Nem tudo que tem Uva é Suco” o leitor fica sabendo sobre as diferenças entre o produto natural, elaborado integralmente com a fruta e outras bebidas que contêm uva. As características dos sucos reconstituídos, naturais ou artificiais, mistos, concentrados e néctar são explicadas. A cartilha mostra ainda o que diferencia refrescos e refrigerantes dos sucos naturais.

A disponibilização das cartilhas é uma iniciativa conjunta do Ibravin com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), do Estado do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *