Conheça o Programa Primeira Exportação

Para capacitar as vinícolas associadas ao Wines of Brasil, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) retomaram as atividades do Programa Primeira Exportação. Este mês, aconteceu o lançamento oficial do cronograma de workshops e foi anunciada, ainda, a entrada de 10 empresas no último trimestre. As vinícolas que passam a integrar o Wines of Brasil são dos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

“O foco do PPE é dar suporte às vinícolas do mercado internacional. Nosso objetivo é desenvolver esse mercado, dando orientações antes das empresas irem para o Exterior, deixando-as preparadas para atuarem lá fora. A retomada dos workshops é uma ação de boas-vindas às 10 novas vinícolas que ingressaram no Wines e também uma porta de entrada para as que têm interesse no mercado internacional”, explica o gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini. A última edição dos encontros do PPE ocorreu em outubro de 2016.

A primeira atividade do calendário do PPE ocorreu anteriormente ao lançamento oficial, no dia 4 de agosto. As vinícolas associadas participaram de uma degustação às cegas com rótulos brasileiros exportados em 2016. O encontro foi conduzido pelo sommelier Maurício Roloff.

Nos meses de agosto, outubro e dezembro ocorrerão três workshops voltados para a formação de preço, logística e tendência de consumo nos mercados-alvo do Wines of Brasil (Estados Unidos, Reino Unido e China). O primeiro deles será na próxima sexta-feira, dia 18.

Intitulado “Formação de Preços para Exportação”, o workshop abordará a estrutura do comércio exterior brasileiro, planejamento estratégico, financiamentos e isenções de tributos através da Drawback (ACC/ACE e Proex), habilitação na Secretaria da Receita Federal (SRF) e documentos necessários para emissão do Radar, formatação de preços (análise de custos x despesas) e pontos de atenção durante o processo de exportação. Estarão presentes: Gross Cargo (despachante aduaneiro), Banco do Brasil (Gecex) e representantes da Vinícola Aurora, que compartilharão seus conhecimentos e apresentarão cases de sucesso.

Na segunda quinzena do mês de outubro está previsto o workshop “Logística Internacional”, no qual serão abordados modais de transporte (aéreo, rodoviário e marítimo), Incoterms 2010 (termos internacionais de comércio), peculiaridades de logística nos três mercados-alvo do Wines of Brasil e dicas de como reduzir os custos de logística. Participam integrantes do despachante Efficienza, do armador Hamburg Sud e do agente de cargas aéreas Lufthansa.

O terceiro e último encontro do ano, “Produtos: tendências internacionais”, está programado para o início de dezembro, com as palestras da Vinícola Salton e da equipe do Wines of Brasil. Eles apresentarão cases de sucesso nos Estados Unidos, Reino Unido e China.

Para participar dos workshops é necessário ser associado ao Wines of Brasil. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail angelica@winesofbrasil.com ou pelo telefone (54) 3455.1807. Interessados em ingressar no projeto setorial podem entrar em contato pelos mesmos meios.

Agende-se
Os workshops referentes ao Programa Primeira Exportação serão realizados das 13h30min às 17h30min, no auditório do Ibravin (Alameda Fenavinho, 481 – Edificação 29), em Bento Gonçalves (RS):
18/08 – “Formação de Preços para Exportação”
27/10 – “Logística Internacional”
01/12 – “Produtos: tendências internacionais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *