Culinária com vinho: Bouf Bourguignon

Hoje, especialmente para nossos leitores, uma receita clássica francesa (da região da Borgonha) que, além de ter vinho, fica muito bem harmonizada com um tinto. Vamos preparar um tradicionalíssimo Bouf Bourguignon! Nele, a carne é marinada na bebida, o que tempera dando sabor e maciez! Então nada de pressa, porque aqui ela é inimiga da perfeição 🙂

A receita dá para quatro porções e seus ingredientes são bem simples de achar! Deixe os cubos de 800g de filé mignon em cubos, em uma marinada feita com 01 cebola, 03 dentes de alho, 02 talos de salsão, 01 cenoura, alho-poró, alecrim, tomilho, louro, anis estrelado e a gosto e pouco sal. Adicione ½ garrafa de vinho tinto seco, e deixe até o dia seguinte descansando e pegando gosto. Cerca de 12 horas depois, retire os pedaços de carne, seque-os e coe a marinada. Reserve.

Em uma panela, aqueça bem 02 colheres de manteiga e doure bastante os cubos de carne. Polvilhe uma colher de sopa de farinha e doure mais um pouco. Junte 01 colher (sopa) de extrato de tomates, o vinho restante, a marinada coada e 500 ml de caldo de carne. Deixe cozinhar até que a carne fique macia e o caldo grosso – deve levar cerca de duas horas. Confira o sal.

Em uma frigideira, aqueça uma colher de manteiga e 100 g de bacon (em cubos grandes). Deixe dourar para que solte sua gordura. Junte 200 g de cebolas pequenas e 100 g de cenouras baby. Polvilhe um pouco de açúcar.

Quando estiverem levemente macias (sem desmanchar), acrescente também 200g de cogumelos. Tempere, junte salsinha e reserve. Junte as cebolas, cenouras, bacon e cogumelos refogados à carne ou sirva junto.

Abra um Cabernet Sauvignon para acompanhar e bon apetit!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *