Degustação: técnicas sensoriais para análise de vinhos

Nossa dica de hoje é um curso online para quem quer aprender mais sobre vinhos. Com suas raízes em culturas antigas já em 6.000 AC, a bebida há muito faz parte da experiência humana. Hoje, o crescente interesse mundial no vinho e suas complexidades e variedades criou um mercado internacional avaliado em US$ 304 bilhões de dólares anualmente.

Para o aluno que está apenas começando no estudo do vinho, o curso “Degustação: técnicas sensoriais para análise de vinhos“, do Coursera, irá ajudar a dar os primeiros passos para a compreensão do processo fisiológico da degustação de vinhos.

O primeiro módulo explora tipos de vinho e ajuda o aluno a configurar sua própria prova e construir um vocabulário sensorial. No módulo 2, são apresentados os tipos de vinhos clássicos do mundo, além de vinhos específicos.

Em outro módulo, serão examinadas as várias falhas e defeitos que podem aparecer no vinho, bem como técnicas para detectar problemas. Na semana 4, o curso aprofunda o complexo mundo do vinho e dos alimentos e os seus “sete pecados capitais”.

O curso culminará em um projeto de revisão pelos outros participantes no qual o aluno aplicará as técnicas de conhecimento e sensoriais desenvolvidas ao longo do curso para avaliar um vinho específico.

Este curso (https://pt.coursera.org/learn/wine) é voltado principalmente para quem quer aprender a saborear o vinho e harmonizá-lo. É um bom início para quem procura tornar-se um sommelier ou simplesmente conhecer mais sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *