Euclides Penedo Borges lança Degustando Vinhos, sua sexta publicação na área de bebidas

Obra conclui trilogia sobre o mundo do vinho e aborda temas inéditos

Dirigente da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro, da qual faz parte há mais de 20 anos, o escritor e professor Euclides Penedo Borges lança seu novo livro: Degustando Vinhos – A Prática da Degustação para Iniciantes e Iniciados. A obra chega às livrarias quatro anos após seu último trabalho, o Fantástico Mundo dos Vinhos, e conclui uma trilogia que inclui os títulos ABC Ilustrado e Harmonização. O livro será lançado no dia 24 de agosto na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Rio de Janeiro.

Ao longo de suas 280 páginas o livro dirige-se tanto a iniciantes quanto a enófilos iniciados e profissionais da área. Para os primeiros, apresenta a teoria e a prática da degustação de forma simples e direta. Já para profissionais do meio, propõe uma abordagem inovadora e menos técnica. “Degustando Vinhos” pensa na praticidade e não se prende apenas à realidade de profissionais. O livro inclui ainda um apêndice dedicado à degustação de bebidas como Cognac, armagnac, whisky, cachaça de alambique e cervejas. “São produtos cada vez mais constantes nos salões dos restaurantes, é preciso acompanhar o mercado”, frisa o autor, que dedicou 12 páginas ao assunto.

A publicação é dividida em quatro partes: Prática de DegustaçãoAnálise SensorialParticularidades e Exercícios, e ainda Uvas e Aromas. Na primeira trata das etapas da degustação através de comparativos com experiências quotidianas. Em A Análise Sensorial o autor detalha os exames visual, olfativo e gustativo do vinho, além de comentar temas como o potencial de guarda e avaliação de rótulos. Em Particularidades distingue a degustação de brancos, tintos, rosados, espumantes e vinhos de sobremesa, além de propor exercícios de degustação. Já a quarta e última parte lista as principais variedades de castas brancas e tintas, seus respectivos aromas, e compila nomes de produtores referência, uva por uva. Ao final do livro o leitor encontra o “Vocabulário do Degustador”, um apanhado com quase 150 verbetes do mundo do vinho. Em meio à lista é possível encontrar expressões como encorpado, brilhante, fim de boca, amplo, sedoso, e seus respectivos significados.

Sobre a Otaviano Bodega & Viñedos: 

Localizada em Mendoza, Argentina, no município de Luján de Cyuo, a Otaviano Bodega & Viñedos conta com um terreno de 70 hectares, sendo 48 de vinhedos. A vinícola tem capacidade de produção de 400 mil litros de vinho por ano. Em 2004 o autor tornou-se sócio-diretor técnico do empreendimento, criando a linha Penedo Borges. Atualmente a Penedo Borges conta com doze rótulos.

Sobre o autor:

Euclides Penedo Borges é engenheiro, enófilo, escritor e produtor de vinhos. Em 1995 passou a se dedicar à Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro, aonde atua como professor, palestrante e diretor executivo. Este é seu sétimo livro, dentre um título sobre whisky, cinco sobre vinhos e um ensaio biográfico. O autor é membro da Federação Internacional de Escritores de Vinhos e Espirituosos, em Avignon, França.

SERVIÇO:

Título: Degustando Vinhos – A Prática da Degustação para Iniciantes e Iniciados

Autor: Euclides Penedo Borges

Editora: Mauad X

Número de páginas: 280

Preço sugerido: R$ 75.

Pontos de venda:

  • Livraria da Travessa – Avenida Afrânio de Melo Franco, 290 loja 205 A – Leblon – Rio de Janeiro – Telefone (21) 3138-9600
  • Livraria Cultura – Av. Paulista, 2073 loja 153 – São Paulo – Telefone (11) 3170-4033

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *