Guia do Espumante para o Ano Novo, por Wlisses Borges

A convite do @wineinrio, Wlisses Borges do Blog @brasilperlage montou um GUIA DO ESPUMANTE para te ajudar na escolha do rótulo do ano novo. Confira !

 

Em dúvida sobre o rótulo de sua virada de ano ? A escolha do Espumante têm um grande significado, mas cuidado!
Um pequeno detalhe pode fazer toda diferença. Particularmente, me programo para independente do lugar, estado de espírito ou companhia, comemorar o réveillon apreciando Espumantes que somem as minhas perspectivas de novo ano, de nova vida. Observando esses detalhes montei um GUIA do ESPUMANTE para quem não abre mão de entrar no ano novo sem o charmoso estouro da bebida.
Além de rótulos do país produtor clássico, a França, indicarei rótulos italianos e claro, nacionais ! Por sorte,  o Brasil é um país de imensa diversidade de vinícolas que produzem anualmente milhões de litros de vinhos e espumantes para todos os gostos e bolsos.

  • Se você vai passar o ano novo na praia no clube, num lugar tropical e quente, precisar de um espumante refrescante. Por isso escolha espumantes que foram elaborados pelas uvas Chardonnay, Pinot Noir
    e Riesling Itálico. É possível encontrar rótulos com essas uvas juntas aassemblage) como o Espumante Cattatini Zuim ou o Espumante Villa Mosconi nas versões Brut, Extra Brut e Nature.

    Espumantes: Cattacini Zuim , Villa Mosconi Brut, Extra Brut e Nature.
  • Se pretende entrar em 2018 numa fazenda, na serra ou cidadezinha do  interior como eu com clima ameno, mais tranquilo prefira os elaborados pelas uvas Pinot Noir, Carbenet Franc e Sauvignon, Gamay, Merlot e Malbec. Assim como na orientação anterior é possível encontrar rótulos  elaborados com pelo menos uma dessas uvas como o Cuvé T Touraine Brut Rosé ou com a mistura de duas ou mais delas seja entre si ou com outras espécies, como o Cattacini Nature Rosé. O fato é que essas uvas harmonizam super bem com pratos exóticos, carnes de caça e carnes vermelhas como os cortes bovino e suíno, além do intenso sabor e coloração rosé apresentam aromas intensos e um excelente retrogosto.
    Espumante Cuvée Touraine Rosé e Cattacini Nature Rosé
  • Se você raramente consome Espumantes e pouco agrada do sabor ácido e seco, prefira os classificados como Doce, como o Promosso Dolce 2016 – Montelvini. Esses  rótulos possuem uma graduação maior de açúcar e por isso consequente menor volume de álcool prevalecendo aromas florais e frutados com sabor cítrico e refrescante. Podem ser harmonizados com diversos pratos mas o sucesso é com as sobremesas.
    Espumante Promosso Dolce

    Todos os rótulos indicados no texto podem sem encontrados no site www.riodivino.com.br.
    Espero que com este guia tenha te ajudado a escolher seu espumante cuja as regras também alcançam os vinhos tranquilos. Independente das minhas orientações, o mais importante é que você deve escolher aquilo que mais lhe agrada sentindo-se livre para criar sua própria  versão. Seja para o brinde seja para harmonização. Feliz ano novo!

    Wlisse Borges @brasilperlage

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *