International Sommelier Guild, escola líder mundial na formação de sommeliers, chegou ao Brasil!

Instituição internacional firma parceria com a Sommelier School e quer conquistar os brasileiros interessados em conhecer mais sobre vinho e também se profissionalizar.

A maior escola de formação de sommeliers do mundo, a International Sommelier Guild, quer conquistar o mercado brasileiro. Para isso, licenciou a Sommelier School, uma escola brasileira nascida em 2013, para que possa ministrar os cursos de vinhos para entusiastas e profissionais com o método ISG, consagrado em diversos países além dos Estados Unidos, tais como Canadá, China, Índia, Turquia, Israel e outros.

No lançamento oficial da ISG no Brasil realizado em 6/07/2015 no Grand Hyatt Hotel em São Paulo, Joseph Miller, presidente da instituição internacional, baseada nos Estados Unidos esteve no Brasil para finalizar a capacitação dos professores e apresentar a nova escola.

 A primeira turma de alunos teve início em setembro de 2015. Até julho de 2016,já se realizaram mais de 10 turmas entre “Nível 1” e “Nível 2”, em cidades como São Paulo, Brasilia, Campinas e Jundiaí. Para o 2º semestre de 2016, já estão programadas turmas em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, São Luis, Goiânia e Belo Horizonte.

O acordo entre a escola brasileira e a ISG, considerada uma das mais importantes do cenário internacional na formação profissional de sommelier, foi firmado no final de 2014 e prevê a licença exclusiva dos cursos ministrados nos Estados Unidos, Canadá, entre outros países, pelos sócios brasileiros em território nacional. A ISG oferece dois módulos de introdução ao universo do vinho e um programa específico para formação de sommelier. Os módulos são pré-requisito para o programa de formação completo.

A ISG foi lançada em 1982, nos Estados Unidos, logo ganhou notoriedade e expandiu a atuação para o Canadá, e depois seguiu para China, Hong Kong, Macau, Taiwan, Índia, Turquia, Israel, entre outros países. Já a Sommelier School nasceu em 2013 como escola itinerante de vinhos, ministrando cursos em todo o Brasil. Na sede em São Paulo, direciona os cursos para os profissionais que buscam capacitação para atuar nos setores de alimentos e bebidas em hotéis, restaurantes, mercados, além de outros tipos de estabelecimento. E também, para enófilos, os apreciadores de vinhos que desejam conhecer mais sobre esta emblemática bebida.

Para Joseph Miller, presidente da ISG, o mercado brasileiro é bastante atraente pelo potencial de crescimento que apresenta. “Com certeza, o Brasil deverá se destacar como um de nossos principais braços de atuação”, diz Miller. Joseph Miller tornou-se presidente da ISG em 1997 e, desde então, vem intensificando a atuação da entidade nos Estados Unidos e Canadá e ampliando sua presença em países de diversas partes do mundo. Seu interesse pela indústria da hospitalidade aconteceu quando cursava engenharia aeroespacial na Ryerson University. Certificado posteriormente sommelier, Miller acabou deixando de lado a carreira aeroespacial para se dedicar exclusivamente à indústria da hospitalidade. Trabalhou em muitos hotéis e restaurantes, sempre aprofundando seus conhecimentos na arte e indústria do vinho.

“A indústria da hospitalidade demanda mais que conhecimento técnico. Épreciso compreender o que o cliente deseja e busca. É preciso saber servir e deixar o cliente seguro de que ele está fazendo uma boa escolha”, afirma Wesley Moreira, Sommelier e Diretor Técnico e Pedagógico da Sommelier School.

Segundo Marcelo Asnis, Diretor de Marketing da Sommelier School, a intenção com a parceria firmada com a ISG é agregar expertises e oferecer uma formação internacional para um mercado que se mostra de grande potencial e em expansão no país. “Em dois anos de atuação como Sommelier School, formamos 70 sommeliers tivemos mais de 400 alunos em diversos cursos. Nossa expectativa é, a partir da parceria com a ISG, multiplicar este número”, afirma o executivo. Mais informações sobre os cursos da ISG no Brasil em www.sommelierschool.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *