Receita: Risoto de funghi porcini ao vinho branco

Dia chuvoso no Rio, então para esquentar esta sexta-feira, vamos dar uma receitinha básica de Risoto de funghi porcini ao vinho branco seco. Um clássico delicioso e bem fácil de fazer. Vamos lá? Mãos à obra!

Ingredientes
50g de funghi porcini seco
8 xícaras de caldo de carne
120g de manteiga sem sal (8 colheres de sopa)
1 cebola média, cortada em pequenos pedaços
4 folhas de sálvia fresca, cortadas
2 xícaras de arroz arborio
3/4 de xícara de vinho branco
3 colheres de sopa de salsinha fresca, picada
3/4 de xícara de queijo parmesão ralado na hora
sal a gosto

Modo de preparo

Coloque o funghi de molho em uma pequena tigela, com duas xícaras de água quente por 30 minutos. Remova, lave bem, corte em pedaços e reserve. Coe o líquido em 2 camadas de tecido bem fino (ou papel filtro de café) e também reserve.

Ferva o caldo de carne, mas mantenha-o aquecido. Enquanto isso, em uma panela antiaderente, derreta 6 colheres da manteiga sobre fogo moderado. Acrescente a cebola (sem deixar dourar), a sálvia e refogue, mexendo ocasionalmente com uma colher de pau por cerca de 5 minutos.

Acrescente o arroz e mexa sem parar até que os grãos fiquem revestidos com a manteiga, o que acontece em cerca de 3 minutos. Acrescente o vinho aos poucos e vá mexendo constantemente até o líquido ser absorvido.

Acrescente o funghi e o líquido reservado, continuando a mexer até quase secar. Em seguida acrescente uma xícara do caldo de carne quente por vez, sempre que a anterior tiver sido quase absorvida.

Salgue e comece a provar após cerca de 18 minutos, até verificar que o arroz está al dente e a mistura cremosa. Para ajustar a cremosidade no final do cozimento, acrescente caldo suficiente se estiver um pouco seco ou deixe cozinhar pouco mais se estiver ainda ligeiramente ensopado.

Remova a panela do fogo, acrescente a salsinha, o parmesão e as 2 colheres restantes da manteiga, tudo bem misturado. Sirva em seguida.

Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *