Romance na mesa: Mignon com molho de vinho e risoto

Para uma sexta-feira especial – ainda mais porque é Dia dos Namorados – escolhemos uma receita especial com vinho, que ainda deve ser harmonizada para completar. Trata-se de uma comida típica italiana, um risoto com cebola caramelizada e vinho tinto, que fica completa com um suculento medalhão. Siga as dicas e impressione o seu amor!

Ingredientes carne:
– 6 medalhões de filé-mignon
– 2 x. de vinho merlot
– 1 colher de chá de açúcar
– Sal e pimenta moída a gosto
– 1 colher de sopa de manteiga gelada.

Tempere os medalhões com sal e pimenta moída. Esquente bem uma frigideira antiaderente e coloque os filés, dois de cada vez. Deixe por 2 minutos de cada lado, sem apertar ou furar a carne (para não perder a suculência). depois de grelhar todos eles, cubra-os com papel alumínio e mantenha-os em forno quente e desligado (eles continuarão cozinhando um pouco). Na mesma frigideira, coloque o vinho com o açúcar e deixe reduzir pela metade. Sirva o molho sobre os filés acompanhados do risoto.

Ingredientes risoto
– 2 x. de arroz arbóreo
– 6 x. de caldo de legumes
– 1/2 x. de vinho tinto seco
– 2 cebolas picadas
– 1 dente de alho
– 200g de queijo coalho ralado
– 3 colheres de sopa de manteiga
– 1 colher de sopa de açúcar e sal o quanto baste.

Em uma panela de fundo grosso, coloque 1 colher (sopa) de manteiga e derreta. Junte a cebola picada, 1 pitada de sal e 1 colher (sopa) de açúcar. Em fogo baixo, vá mexendo de tempos em tempos até a cebola caramelizar. Tire da panela e reserve. Na mesma panela, ponha mais 1 colher (sopa) de manteiga e o alho. Refogue rapidamente. Junte o arroz e refogue. Acrescente o vinho e mexa. Coloque 1 colher (café) de sal e 1/3 do caldo de legumes bem quente. Mexa bem. Se o caldo já tiver sal, não acrescente mais. Vá mexendo em fogo médio até o caldo quase secar. Coloque mais caldo quente e mexa até ele secar de novo. Repita com mais um pouco de caldo até que o arroz fique al dente. Junte metade da cebola caramelizada, o queijo coalho ralado e a manteiga. Desligue o fogo e mexa. Sirva com o restante da cebola caramelizada por cima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *