Roteiro do Vinho de São Roque

Você conhece o município de São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba? Se gosta de vinhos, é bom conhecer! Em seus 308,35 km² estão diversas vinícolas de uvas como Isabel, Niágara, Lorena e Bordô, o que lhe rendeu o título de Terra do Vinho Paulista. Há 15 anos, um dos destaques do lugar é o Roteiro do Vinho com 28 pontos entre vinícolas, lojas e restaurantes para degustar uma variedade enorme de rótulos da região.

Para acompanhar as taças, aproveite para experimentar azeites, queijos, frios, geleias, pães, e cachaças a cada parada.Algumas vinícolas oferecem tour pelos vinhedos e na produção do vinho. A Góes, por exemplo, realiza a Festa da Vindima no começo do ano.

A cidade de São Roque foi fundada em 16 de Agosto de 1657 pelo nobre capitão paulista Pedro Vaz de Barros, conhecido também como Vaz Guaçu, O Grande. A cidade recebeu o nome São Roque devido a devoção de seu fundador pelo santo. Atraído pela região, estabeleceu-se com sua família e por volta de 1.200 índios as margens dos ribeirões Carambeí e Aracaí, começando assim, a cultivar trigo e uva. Mais tarde, imigrantes italianos e portugueses cobriram as encostas dos morros com vinhedos, instalaram suas adegas e transformaram São Roque na famosa “Terra do Vinho”.

Alguns pontos para visitar: Quinta do Olivardo, Terra do Vinho, Vinhos Bella Aurora, Vinhos Bella Quinta, Vinhos Canguera, Vinhos Frank e Restaurante, Vinhos Palmeiras, Vinhos Real D’Ouro, Vinhos Santa Cecília e Vinhos XV de Novembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *