Uva: Malvasia de Cândia

Nesta terça-feira, vamos começar falando de um tipo de uva dos mais antigos que se tem conhecimento. De origem grega, a Malvasia de Cândia é uma casta de uvas brancas produzida por diversas áreas ao longo do mediterrâneo.

Antes da Era Cristã, seus vinhos foram produzidos em Creta, assim como também no Peloponeso e Rhodes. Na Idade Média, conquistou o mundo a partir do porto de Monemvasia no Peloponeso, para se tornar por volta de 1500, e por um mais alguns séculos, alguns dos vinhos mais famosos da Europa.

O vinho da Malvasia de Cândia tem cor amarelo-forte, corpo médio, com aromas bem distintos, delicados, com sabor marcante de uva. Atualmente, ela é plantada em diferentes países como Itália, Portugal, Espanha, Croácia, Estados Unidos, Austrália e Brasil. É uma variedade que participa da composição de vinhos tradicionais, como os vinhos do Porto e da Ilha da Madeira, bem como dos vinhos Frascati e os Chianti.

Seus vinhos possuem aromas de pêssegos, damascos e passas brancas; e quando envelhecidos,tendem a expressar sabores e aromas de nozes. Harmonizam com aves, patês, sobremesas e frutas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *