Vinho: na adega e na estante

20102_detalheOlá! Nada como degustar uma boa literatura sobre vinhos. Então, para fechar o final de semana e começar a segunda-feira correndo para uma livraria, nossa dica de hoje é “Falando de Vinhos: A arte de escolher um bom vinho”. Escrito por Celio Alzer e Danio Braga, com edição da Editora Senac.

Professor da Associação Brasileira de Sommeliers – Rio de Janeiro (ABS) e reponsável pela carta de vários restaurantes do Rio, de Niterói, de Búzios e de Itaipava, Celio Alzer conheceu Danio Braga , fundador da ABS/RJ, em 1983.

Naquele mesmo ano, Celio filia-se à entidade, na qual se torna professor a partir em 1985. Em 1989, escrevem juntos Tradição, conhecimento e prática dos vinhos, livro de apoio dos cursos da ABS/RJ, publicado primeiramente pela própria associação e, em 2003, pela José Olympio Editora.

Companheiros na organização e no júri de diversos congressos e concursos nacionais e mundiais de sommeliers, eles se unem novamente em 1996 na edição de um livro sobre vinhos –Teoria e pratica della degustazione dei vini, do italiano Giancarlo Bossi –, traduzido por Celio e cujo texto de apresentação e revisão técnica ficaram a cargo de Danio.

De 2002 a 2004, a dupla apresentou o programa “Falando de Vinhos”, transmitido pela Rádio JB FM. E, mais uma vez, Danio e Celio assinam juntos um livro sobre a grande paixão de suas vidas, agora com o selo da Editora Senac Rio.

Nas páginas do livro, você vai encontrar: história do vinho, peculiaridades da viticultura e da vinificação, curiosidades sobre a bebida, harmonização do vinho com a comida, regiões produtoras no Brasil e no mundo, descrição das castas das uvas, detalhes que singularizam o serviço e a degustação do vinho, além de um glossário com os termos mais comumente empregados nesse mercado.

Bacana, não? Aprenda mais com tantas dicas de especialistas com mais de 20 anos de mercado, reunidos em um só lugar 🙂

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *