Vinhos para o Verão

Vivemos sob a crença limitante que o vinho é uma bebida de inverno. Ao pensarmos numa taça de tinto para aquecer as noites frias, faz o verão parecer uma época inapropriada para seu consumo, pelas altas temperaturas. Contudo, o verão é época de Brancos, Rosès e Espumantes, mais leves, ácidos e refrescantes. É importante lembrar que os três pedem uma temperatura entre 8° e 10° graus para o seu consumo – uma temperatura inferior pode anestesiar a boca, diminuindo a capacidade de apreciação do vinho.

Todos sabem que os países de destaque destas três variedades são Portugal para os brancos e França para Rosès e Espumantes. Os Vinhos Verdes portugueses são os ideais, pois trazem aromas ricos, frutados ou florais, boca harmoniosa e intensa, e grande frescor. A região de Provance na França produz os melhores Rosès, embora o Brasil tenha excelentes rótulos como os produzidos a partir da uva Malbec em Santa Catarina e na Serra Gaúcha.

Comenta-se, com frequência, a respeito da qualidade dos espumantes nacionais e como as vinícolas brasileiras evoluíram. Não é mais necessário desembolsar altos valores para brindar com um espumante em um fim de tarde, as marcas nacionais possuem uma gama de opções e você pode escolher a que mais se adequa ao seu bolso.

É importante lembrar que o melhor vinho é aquele degustado em boas companhias, sem importar o preço. Aproveite o verão para fazer brindes refrescantes assistindo o pôr do sol!

Carlos Aguiar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *