VOCÊ SABE A ORIGEM DOS NOMES DAS UVAS ?

 

Como sabemos existem cerca de dez mil castas de uvas no mundo. Mas alguém aí já se perguntou a origem dos seus nomes? Alguns são de ordem mitológica, outros científica, outros controversos. Também alguns são bem curiosos. Vejamos:
MALBEC: Há quem diga que a origem seria um nome próprio,Malbek, de origem húngara. Outa teoria, mais lógica, já que Malbec é uma uva francesa, seria “Mal bec” ou boca amarga em francês, devido aos taninos mais duros que os Malbec franceses.
MERLOT: o nome viria do pássaro Melro, que em francês é Merle, uma praga no país, que adora comer as uvas Merlot.
CABERNET SAUVIGNON: Seria resultado da combinação da branca Sauvignon Blanc com a tinta Cabernet Franc, daí o nome.
TEMPRANILLO: Temprano significa cedo em espanhol e a Tempranillo leba este nome, pois amadurece mais cedo que as outras tintas espanholas.
PINOT NOIR: O nome seria devido ao formato de seu cacho, como um pinho (pin), noir (escuro).
TANNAT: O nome vem dos muitos taninos que esta uva tem. Petit Verdot. Assim como na Pinot Noir, o nome vem da forma de ser cacho, pequeno (petit) e esverdeado (verdot).
SANGIOVESE: Esta uva italiana tem a origem do seu nome no latim : “Sanguis Jovis” , que significa sangue de Júpiter.
CARMÉNÈRE: Seu nome viria da palavra francesa carmim, que , como em português, significa um vermelho forte.
SYRAH: Esta uva é de origem muito antiga, com muitas lendas em torno de seu nome. Está provado que sua origem genética está no Vale do Rhône (França), mas há especulações que ligam seu nome à cidade de Siracusa, na Sicília, ou ainda de uma cidade com o nome Shiraz, no Irã, antiga Pérsia. Ou, ainda, seria derivado de “Darou é Shah” (o remédio do rei), que era como o rei persa Djemchid se referia ao vinho. Há até quem extrapole e insinue que Syrah teria sido o tinto da Última Ceia.

Por Marcelo Copello . Revista BACO (ANO 3.NÚMERO 13.2014)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *